QUAL É O DNA DA SUA EMPRESA?
Poucas empresas sabem responder essa pergunta com a devida profundidade que ela exige, mas esse não é o caso da Fish TV. Uma empresa jovem, de 7 anos, que possui 5 negócios e que entende muito bem a importância de se ter uma cultura bem clara e difundida entre todos os colaboradores, principalmente por compreender o mundo V.U.C.A.
V.U.C.A. é acrônimo, em inglês, de Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Surgiu no ambiente de guerra, mas hoje também é utilizado para definir o mundo empresarial, pois atualmente ele exige uma velocidade acelerada para mudanças, há dificuldade em prever as coisas, interpretar respostas e problemas e há muitas variáveis e conexões para serem consideradas na tomada de decisão.
Entendendo esse contexto, a Fish TV percebeu que precisava desenvolver as habilidades de visão, entendimento, clareza e agilidade para desenvolver os comportamentos necessários para enfrentar esse ambiente, criando assim uma cultura e um DNA que os guia em todas as suas ações. Foi esse processo que eles contaram durante o 2º Talk About Innovation & Leadership promovido pelo Movimento Innovative Leaders. Veja os principais pontos dessa jornada.
PROGRESSO TECNOLÓGICO X HUMANO
O avanço tecnológico permite que diversos problemas sejam solucionados com rapidez e precisão e agiliza e simplifica inúmeras tarefas. A tecnologia proporciona a facilidade de conexão e o acesso à conhecimentos e pessoas, considerados difíceis a poucas décadas atrás. O crescimento tecnológico é exponencial, no entanto, a nossa evolução como humanos se arrasta. Como fazer para equalizar essa questão?
- Compreender que o meio empresarial é um sistema vivo, em constante evolução e adaptação.Ter consciência que podemos estar focados em um projeto, mas que pode surgir a necessidade de parar tudo e mudar o foco imediatamente.
- Lembrar que o “projeto humano” ainda é o mesmo e que possuímos resistência em aceitar mudanças, mas que somos curiosos por natureza. Tendo isso em mente,
- Aceitar os desafios da liderança e promover o desenvolvimento dos líderes.
EVOLUÇÃO DAS LIDERANÇAS.
Para desenvolver as lideranças, a Fish TV criou novas conexões, realizando benchmarking, o que proporcionou uma nova visão para o negócio. Eles visitaram desde empresas que possuíam 2 funcionários até organizações com mais de 2.000 colaboradores, então entenderam que:
- É necessário haver disciplina entre todos e ela não deve ser imposta, mas uma consequência da compreensão do propósito.
- Quando todos são guiados com o mesmo propósito, a empatia se fortalece, desde que todos compreendam que para que o outro seja empático comigo, eu preciso ser com ele, então devo dar o 1º passo e nem sempre é fácil.
- Sabendo que haverá empatia mútua, me sinto confortável para ser vulnerável e transparente em todos os aspectos do negócio.
- Assim, começa o processo de construção de um ambiente de confiança e segurança psicológica, essenciais para a inovação.
- Esse ambiente proporciona que os colaboradores sejam autônomos e interconectados.
- Como resultado, temos uma equipe onde todos são protagonistas, possibilitando a agilidade exigida no mundo V.U.C.A
FERTILIZAÇÃO DA INOVAÇÃO
Conquistando um ambiente com segurança, protagonismo e tolerância às frustrações, o “solo” se torna fértil para:
- a inovação como um tripé composto de: pessoas + negócio + cultura.
- oa inovação. Dentro desse tema, a Fish Tv considera que:mais importante para a inovação acontecer não são os aspectos tecnológicos, mas as pessoas que são guiadas pela cultura bem difundida.
- é necessário trabalhar a “liga” entre negócios e pessoas.
- e pequenas causas geram grandes efeitos.
DIFUSÃO DA CULTURA
Então, para difundir a cultura e gerar inovação eles “chamaram a equipe para a batalha” e todos juntos começaram a alinhar o DNA da empresa. Através disso definiram:
- Processos que fomentem a inovação e que não sejam burocráticos.
- Ferramentas que ajudem a inovar.
- Estímulos para testar e experimentar.
- Simplificar sem ser simplório.
- Rituais para difusão da cultura.
Assim, aos poucos foram surgindo guardiões da cultura e hoje essa estratégia pode ser aberta para todos, pois o jeito Fish Tv é único, é o seu DNA, e não tem como copiar e colar em outra empresa.
Isso significa que tudo o que você leu aqui não é simples de fazer, exigiu muito esforço, algumas discussões, muita coragem, muita disciplina. Desenvolver um DNA assim é possível em qualquer tipo de organização, independentemente da área de atuação, do tempo de existência ou da quantidade de colaboradores. Mas para isso são necessários alguns “ingredientes”:
- Líderes: com mentalidade aberta, humildade e coragem.
- Apoio interno: os agentes da mudança, ou seja, pessoas-chaves que apoiarão o líder nesse processo.
- Apoio externo: através de becnhmarking, mentores, consultorias e coaching.
Para saber mais sobre como você pode ter esse apoio externo na sua empresa mande um e-mail para vivian@schellcoaching.com.br
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